segunda-feira, 23 de junho de 2008

Crianças de Férias - Perigos e Dicas

O Verão parece que definitivamnete começou e por isso gostaria de deixar algumas dicas e alertar para alguns perigos que os Pais, nos quais me incluo, por vezes se esquecem ou pelo menos descuram - afinal de contas, a malta está mesmo é a precisar de sopas e descanso como se costuma dizer e relaxa muito, o que com Crianças é uma Perigo !!

O periodo do Verão é mesmo estatisticamente a altura do ano com mais acidentes com crianças, de todos os tipos, desde queimaduras, afogamentos, atropelamentos e outros ....


Em viagem :

Ao viajar de carro ou outro similar devemos certificarmo-nos de que o sistema de segurança infantil que escolhemos é o apropriado para o peso de cada criança. Antes da viagem, é importante assegurar-mo-nos que as cadeiras estão bem fixas ao automóvel, nunca devendo as crianças serem transportadas ao colo de adultos, ainda que o trajecto seja curto. Ainda antes de começarem a viagem, devemos assegurar-nos que a criança viaja confortável, não esquecendo de preparar alguma comida, bem como livros, jogos, brinquedos e outras diversões que possam manter as crianças entretidas. Durante o percurso os pais devem tentar manter o ambiente do automóvel devidamente arejado e refrescado - por exemplo com o recurso a persianas e cortinas enroláveis. Se as crianças forem ainda muito pequenas terão maior facilidade em desidratar, por isso é conveniente dar-lhes água com frequência e porque não parar de vez em quando. Nas viagens de longo curso é recomendável que se pare, no mínimo, de 2 em 2 horas e se possível, é preferível optar-se por viajar à noite uma vez que se as crianças estiverem bem acomodadas dormirão durante toda a viagem e, como está mais fresco e há menos trânsito, o trajecto torna-se mais cómodo de fazer e mais rápido - o pior é o sono .......


Na nossa "amiga" Praia :

Nos meses de Verão, as praias são locais de eleição para as crianças, sendo espaços abertos onde elas podem correr à vontade e onde existe todo um mundo a explorar, seja dentro ou fora de água. Contudo, todos nós sabemos que este é também um local onde é fácil perder as crianças de olho - agora com os casos que temos ouvido o cuidado redobrou e ainda bem.

O Sol é o amigo e inimigo ao mesmo tempo, as crianças devem ser protegidas ao máximo do sol, especialmente durante as 11 e as 16 horas. O uso do protector solar é imprescindível, nunca o seu índice de protecção ser inferior a 25 (50 até ano de vida), assim como o uso de roupas leves e claras e sempre o chapéu que eles por vezes não gostam. Sempre que possível, deve escolher-se praias vigiadas e classificadas com bandeira azul e ensinar-se as crianças a respeitarem as bandeiras de sinalização. Não nos podemos esquecer que este Verão de 2008 vai ser o mais quente dos ultimos anos.

Para que as crianças façam da ida à praia uma festa, os pais não podem esquecer todo o arsenal de baldes, pás, moinhos e formas que farão as delícias dos pequenos e dores nas costas dos Papás e Mamãs.


Em Casa :

Quando em férias, é normal mudar-se temporariamente de residência. Acontece que muitas vezes as novas instalações não estão devidamente preparadas para acolher as crianças e evitar situações de perigo. Como tal, é importante evitar que a criança tenha acesso à cozinha, principalmente enquanto está ocupado a preparar refeições. Coloque as asas dos tachos e frigideiras que se encontram ao lume viradas para dentro, de modo a evitar que a criança despeje sobre si própria. Deve-se retirar do alcance da criança e colocar em reservatório fechado objectos pontiagudos, caixas de detergentes, medicamentos e outros produtos potencialmente perigosos, mas que sempre despertam o interesse da criança e que normalmente temos guardado fora do alcance deles mas fora de casa facilmente nos esquecemos disso.

Mantenha a criança longe dos parapeitos. Use rede de protecção nas varandas, janelas e terraços, evite o fácil acesso a escadas.


Boas Férias !!

1 comentário:

Apulana disse...

Dicas acertadas! Gostaria de adicionar que em Espanha, já se encontram casas de férias preparadas para receber crianças, com piscinas protegidas e escadas com cancelas, por exemplo. Um site que aconselho nesta pesquisa (usámos nas nossas últimas férias e correu tudo muito bem) é o Férias em família em Espanha