terça-feira, 9 de setembro de 2008

4ª feira - o Fim do Mundo



'Um acelerador de partículas vai ser ligado esta quarta-feira e alguns especialistas prevêem uma catástrofe a nível mundial. (vídeo)

O maior acelerador de partículas de sempre, conhecido como o LHC (Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hadrões), vai ser posto em prática esta quarta-feira no CERN (Organização Europeia para Investigação Nuclear), na Suíça.

Desde que o projecto foi aprovado até ser construído passaram 22 anos. O LHC está num túnel a 80 metros da superfície perto da cidade de Genebra, tem 27 quilómetros de circunferência e 8,6 quilómetros de diâmetro.

Dentro deste mecanismo vão colidir dois feixes de protões na máxima velocidade, simulando as condições próximas das que existiram depois do Big Bang.

Com esta experiência os físicos esperam desvendar alguns segredos do universo, como explicar a origem da massa das partículas subatómicas (o Bosão de Higgs) ou encontrar outras dimensões do espaço. Isto tudo sem destruir o mundo.

Segundo o jornal The Telegraph, vários cientistas envolvidos neste projecto já foram ameaçados de morte por pessoas que temem que o resultado possa acabar em desastres naturais, como terramotos ou tsunamis.

Contudo, e muito por culpa de alguns especialistas que punham em causa esta experiência, antes de o projecto ter sido aprovado, foi alvo de estudos intensivos de modo a provar que as simulações não iriam em por em perigo o planeta.' - Noticia do Barlavento Algarvio

A ver vamos o que acontece, esperando que nada aconteça.

Sem comentários: