quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Câmara Municipal de Portimão esbanja mais 300.000 € no futebol profissional do Portimonense

Tristeza e Perplexidade invade a minha mente e os meus pensamentos …..

Não encontrei melhor forma de começar este post do que com tristeza e perplexidade, nunca me passou pela cabeça que a Câmara fosse capaz de dar mais fundos ao futebol profissional do Portimonense, estamos a falar de uma época onde, e penso não estar errado, já foi transferido para o Portimonense o que tinha ficado acordado no Contrato-Programa efectuado à uns bons meses atrás. Porquê transferir mais 300.000 € a meio da época ? alguém se lembrou de contratar mais uma vedeta em Janeiro ? Sr. Presidente por favor acorde para a vida, Portimão precisa que o Sr. enquanto estiver como 'comandante' desta cidade utilize os seus neurónios para mais do que assinar papéis. Nós sabemos, e seguindo o que já ouvi noutros cenários, o Presidente não manda nada …. apenas assina e diz que sim, esta foi mais uma prova disso. Não o posso culpar, afinal já deve estar com a cabeça noutro sitio …… E AINDA POR CIMA NÃO LHE CUSTA A GANHAR, O DINHEIRO NÃO É SEU …….

Pegando nas palavras do Jornal de Portimão, ‘considero perfeitamente legítima a opção tomada pela Câmara de financiar o Portimonense e de tudo fazer para que suba à divisão maior do futebol nacional’, é legítima, pois o povo de Portimão votou nele e por isso agora tem de levar com ele até ao fim. Mas, não posso deixar de dizer em voz alta

– NÃO CONCORDO NEM AGORA NEM NUNCA

O sucesso do futebol profissional e do Portimonense deveria estar bem longe de ser uma prioridade para a autarquia, que frutos traz isso para o nosso Município ?. Economicamente não vejo como é que as verbas que se diz ali serem ‘investidas’ têm um retorno positivo, mas se fossemos por aí nem estas nem as verbas ‘investidas’ no Sasha e nas suas festinhas trazem algum retorno a Portimão. Ainda podíamos pensar na célebre promoção da cidade, mas se bem se lembram enquanto estivemos associados aos ‘grandes clubes’ ainda nos safamos mas quando quisemos mais o que era permitido logo descemos de divisão – claro que agora o Rocha como amigo que é do Porto até pode ser benéfico para o Portimonense …. Mas não é também por aí.

Li no Jornal de Portimão que ‘na sessão de Câmara, o presidente do Portimonense disse que a única porta a que a direcção podia ir bater é à da Câmara’, ninguém se pergunta porquê ? é que nem os empresários de Portimão estão interessado em investir no clube, e nós sabemos que muitos enriqueceram na nossa cidade por isso se nem estes querem porque é que é o meu, o seu, o nosso dinheiro que deve ser investido no futebol profissional do Portimonense ? eu não dei autorização para isso, você, tu ou o Sr(a) deu essa autorização ?

A estratégia, se é que ela existe porque afinal de contas pedir e mais pedir e mais pedir e mais pedir sem pensar e sem dar retorno não custa nada mas também digo assim não vamos lá e não é desta forma que vamos levar o Portimonense à 1ª Divisão. Parece-me a mim que se fôr a Câmara a pagar a factura da 1ª divisão estamos todos bem tramados ....

Basta ler o que o Eusébio escreveu e muito bem por sinal e pensar sobre este assunto um pouco e vão ver a que conclusão chegam :

‘… a Câmara já vai ter de pagar, para além dos custos inerentes à sua actividade normal, as despesas de funcionamento de, salvo erro, 9 empresas municipais, do Portimão Arena, do Museu, da Quinta Pedagógica, a partir de Dezembro, do Teatro, do Pavilhão do Arade, da futura piscina da Mexilhoeira Grande, do futuro Complexo Desportivo, dos grandes eventos, etc, etc, etc. É despesa que já vai dar água pela barba a quem tiver de dirigir a autarquia nos próximos anos …’ se a isto ainda juntarmos alguns milhões para o futebol profissional do Portimonense estaremos todos bem depressa na banca rota.

O Portimonense devia era de apostar na formação, não é que não o faça mas os fundos transferidos para o clube deveriam ser canalizados para a formação e não para o futebol profissional, isto sim era bem investido e posso garantir que não havia necessidade de tantos euros …. Os miúdos não ganham tanto e alguns até jogam mais do que os profissionais.

Para acabar, quero lançar uma ideia …. Uma Petição Online para acabar com esta vergonha que é a transferência de fundos de forma irresponsável e completamente desprovida de sentido da Câmara Municipal de Portimão para o futebol profissional do Portimonense. Talvez até fazer queixa em Lisboa deste assunto … isso sim seria uma boa ideia.

Sem comentários: