domingo, 11 de janeiro de 2009

Barbie faz 50 anos

'Barbie' completa 50 anos e faz operação plástica

A Mattel, empresa que comercializa a 'Barbie', quer provar que os 50 anos da Barbie são mesmo os novos 30. As vendas mostram que a boneca está a envelhecer mal e, para travar a perda de popularidade para concorrentes mais jovens, a multinacional prepara-se para oferecer uma operação plástica à boneca. Em 2009, a 'Barbie' completará 50 anos, mas surgirá mais nova do que nunca, numa renovação de imagem para a tornar mais moderna - assim tipo operação plástica.

A manobra de marketing está a ser preparada num ano em que a maior empresa de brinquedos sofreu perdas de 5% nas vendas durante o Natal. No entanto, este insucesso já dura há cinco anos e também é um reflexo da crise, pois o preço da Barbie nem sempre é para todos.

Apesar de a marca estar presente em todos os formatos, desde o DVD aos jogos interactivos, passando pelo vestuário infantil, as vendas têm estagnado. "Podemos dizer que perdemos o rumo. Distraímo-nos e fomos atingidos pela concorrência", admitiu Richard Dickson, responsável da marca.

Em Novembro, a Mattel anunciou a rescisão de mil postos de trabalho para conseguir competir com fabricantes vindos da China. A boneca rende, por ano, cerca de 1200 milhões de dólares (860 milhões de euros), o que representa um quinto das receitas da empresa. Com a renovação de imagem (um novo logótipo e um conceito renovado nas campanhas publicitárias), a empresa quer relançar as vendas e mudar a estrutura empresarial por detrás da boneca.

Esperemos que esta renovação de imagem traga de novo a 'Barbie' para os topos de vendas, afinald e contas para quem tem uma filha sabe que esta é de facto a boneca das bonecas e o sonho de qualquer menina.

Sem comentários: