segunda-feira, 30 de março de 2009

Contribuição Audiovisual - para que serve ?

(artigo de opinião - João Bárbara)

Contribuição Audiovisual - que efeito prático tem esta contribuição ?

A minha resposta a esta pergunta será logo que não tem nenhum efeito prático. Ora vejam porquê !

Todos nós, meros consumidores de luz, pagamos esta contribuição, quer na nossa casa como nos condomínios. É aquela 'pequena' contribuição que vem no recibo da EDP e que ninguém sabe para que serve.

A DECO vem na sua última revista clarificar um pouco para que serve a contribuição audiovisual. Com esta contribuição estamos a ajudar o Estado português a manter a existência de um serviço público de rádio e televisão (vulgo RDP e RTP). Pode-se fazer desde logo algumas perguntas :

alguém me perguntou se eu queria ter um serviço público de televisão ?
o que é serviço público ?

relativamente à primeira pergunta, é óbvio que ninguém me tem de perguntar nada mas podia e deveria ser feito de outra forma, pois para ter a programação que se vê na maioria dos dias na RTP mais vale não ter nada;

quando à segunda pergunta, tenho muitas dúvidas que alguém me consiga responder correctamente o que é serviço público de televisão; ainda me lembro de um caso relativamente recente no desporto português. Quando a nossa selecção portuguesa de rugby de 15 foi ao último Mundial, a RTP não transmitiu os jogos porque não foi considerado de interesse público. Ora, se não é interesse público assistir a uma participação desportiva em representação do nosso país então o que será interesse público ? claro está, que se fosse um jogo de futebol então seria transmitido .... o que me leva a pensar que interesse público <=> audiências

Para mim isso não é interesse público !

E se a isso juntarmos os resultados negativos de vários milhões da RTP então para onde estará a ir os vários milhões da contribuição audiovisual ?

será que alguém tem um saco com um buraco ? ou será a própria RTP um buraco ?

sei é que serve para eu ficar 1,89 €/mês mais pobre !


João Bárbara

Sem comentários: