sábado, 7 de março de 2009

A Internet e as Crianças - reflexão pessoal

Gostaria de deixar uma pequena reflexão minha sobre o tema : A Internet e as Crianças

O assédio que algumas crianças sofrem ao navegarem pela Internet preocupa muitos Pais, que como eu têm filhos que embora ainda não estejam na idade de utilizarem o computador sozinhos para lá caminham. Este assunto preocupa muitos Pais, principalmente os que por um motivo ou outro não dominam as novas tecnologias, o que desde logo os coloca em desvantagem. Penso não ser totalmente errado dizer que muitos Pais e Educadores nem sonham com os sites, blogs ou salas de chat que os filhos visitam.

Existe um estudo encomendado pelo MySapce que indica que 13% dos jovens cybernautas já receberam solicitações online de índole sexual, e que destes 80% têm entre os 14 e 17 anos, idade que se pode tornar muito perigoso este tipo de solicitação.

O assédio sexual poderá ser mesmo o principal problema na livre circulação dos jovens pela internet. A forma indiscriminada e pouco controlada com que algumas crianças e jovens navegam pela internet pode levá-los a alguns sites muito pouco recomendáveis. Embora este não seja o único problema, é de certo o que nos preocupa mais.

Quem não conhece um jovem, o tem um amigo, que já acedeu a sites com conteúdo adulto ? basta ouvir qualquer criança que temos uma surpresa.

Não existem situações milagrosas para este problema, nem uma forma a 100% certa para controlar o acesso á internet, mas a meu ver podemos prevenir de algumas formas. Por exemplo, a simples colocação do computador na sala, local onde será visível e acessível por todos em casa pode significar que não é possível aceder à internet completamente à vontade e logo não aceder a alguns sites. Também é possível instalar no computador um programa que vai bloquear o acesso a alguns sites, e penso não estar errado quando digo que este programa até é gratuito e pode ser descarregado directamente da net de forma segura.

Para mim ainda estou a alguns anos deste problema, mas para outros não.

Deixo aqui algumas links com dicas e informação importante :

SEGURA NET

PROTÉGELES


João Bárbara

Sem comentários: