segunda-feira, 16 de março de 2009

Portimão foi considerada como a segunda melhor cidade de Portugal para se viver

Portimão foi considerada como a segunda melhor cidade de Portugal para se viver.

Esta distinção que foi atribuída à nossa terra resulta de uma análise efectuada a 20 cidades portuguesas, incluindo Lisboa e Porto, pelo INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental, em parceria com o semanário “Sol”, que divulgou os dados na sua edição de 14 de Março.

Portimão obteve o 1º lugar nas categorias Saúde (devido ao número de equipamentos por habitante e à facilidade em se agendar uma consulta com o médico de família) e Ensino e Formação (pelo número de equipamentos por aluno e pela proximidade dos munícipes aos mesmos).

Portimão arrecadou ainda o segundo lugar em Turismo e o terceiro em Acessibilidades e Transportes. Segundo o estudo, na primeira área o município combina uma boa estada média por turista, revelando uma captação de forasteiros que optam por permanecer durante algum tempo no concelho, com a melhor avaliação dos munícipes relativamente à pró-actividade das autoridades na atracção de turistas. No que se refere aos factores de acessibilidade e transportes, apresenta valores positivos, em particular uma taxa muito elevada de deslocações pedonais.

Não vou dizer que algumas coisas me surpreenderam, nomeadamente na saude mas se assim fôr melhor para todos nós.

Sem comentários: