terça-feira, 17 de março de 2009

Retoma para breve, diz Bernanke

A recessão nos EUA deverá terminar no final deste ano e a retoma começará já no próximo. A previsão é do Presidente da Reserva Federal Americana (Ben Bernanke), que ontem garantiu estar afastado o perigo de uma depressão igual à de 1929. Isto no mesmo dia em que o próprio FED anunciou que a produção industrial no país caiu para um mínimo de sete anos.

Esta é a primeira vez em 20 anos que um presidente em exercício da FED, o banco central mais poderoso do mundo, concede entrevista a um canal de televisão, um sinal da gravidade da situação económica do país. Bernanke reconheceu que o desemprego vai continuar a degradar-se e a taxa de desemprego poderá ultrapassar os 8,1% previstos em Fevereiro, mas afirmou ver sinais que anunciam tempos melhores. Para o patrão do FED, o maior risco para a economia actualmente é que não se tenha vontade política. Até porque, admitiu, o sistema financeiro mundial esteve à beira da bancarrota no Outono passado.

Esteve ? Será que ainda alguém tem duvidas disso ?

Cenário optimista, mas eu não acredito numa retoma antes de 3 anos ...... chamem-me pessimista mas infelizmente pareço ter razão.

Sem comentários: