segunda-feira, 20 de julho de 2009

Nissan pretende instalar fábrica de baterias em Portugal 20 Julho, 2009 - 16:28

Parece-me uma boa noticia para Portugal, e quem sabe para a nossa região ....

A Renault-Nissan pretende instalar uma fábrica de baterias automóveis em Portugal e vê como possíveis locais para a sua instalação, os concelhos de Sines ou Estarreja.Segundo o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta, Sines e Estarreja estão na «mira» da Renault-Nissan como local de instalação de uma fábrica de baterias, no entanto, ressalva que se tratam apenas de duas possibilidades, podendo a marca optar por qualquer outro local.

Por sua vez, o vice-presidente da Nissan Europa, Eric Nicolas, revelou que as localizações possíveis serão divulgadas brevemente pela empresa e adiantou que a fábrica terá que ser instalada numa zona que possua um porto, visto que o produto se destina à exportação.

Além da necessidade de proximidade de um porto, Basílio Horta revelou que a fábrica também terá que ser servida por boas acessibilidades rodoviárias e estar próxima de uma universidade.

De acordo com a Lusa, os dois responsáveis não adiantaram, no entanto, a data prevista para o arranque da fábrica.

Representando um investimento de 250 milhões de euros, a fábrica terá capacidade para produzir 60 mil unidades por ano e vai criar 200 postos de trabalho no país.

Inglaterra foi o outro país escolhido pela Nissan para a instalação de fábricas de baterias de iões de lítio para carros eléctricos.

Sem comentários: