segunda-feira, 13 de julho de 2009

O inicio da Escola e a Gripe A

Já li de tudo, desde começar mais tarde a nem começar enquanto a gripe durar - o que era uma grande chatice pois a pandemia a sério ainda nem começou.

As escolas devem "facilitar o acesso a lenços de papel" perante a "possibilidade de contágio e rápida propagação da gripe A entre alunos e profissionais de Educação", recomenda a Direcção-Geral da Saúde (DGS), num documento enviado às escolas. No conjunto de recomendações é também referido que "na escola devem ser usada toalhas de papel ou secadores de ar quente para secar as mãos", meios que não existem na maioria dos estabelecimentos de ensino - realmente, algumas nem lavatórios em condições têm quanto mais secadores de mãos !!! grande treta de conversa ....

Para além das medidas de higiene pessoal, serão ainda determinantes medidas gerais de higiene a adoptar pelos estabelecimentos escolares. "Manter as superfícies, os objectos de trabalho e os brinquedos limpos e promover o arejamento dos espaços" são as recomendações apresentadas. O uso de máscaras na escola não está indicado. Só é aconselhada a utilização por doentes em deslocações fora da residência. Os casos confirmados de infecção obrigam a um afastamento da escola, no mínimo por sete dias - já as escolas tivessem vigilantes !!!!! sempre quero ver aquelas senhoras e colocar os miúdos a lavar as mãos !

O início das aulas coincide com o período em que as autoridades temem que a doença entre numa fase epidémica. Ontem não se registaram novos casos, permanecendo os 86 em Portugal.

Olha que bom, ninguém infectado em Portugal !!! o virus deve estar á espera de Agosto para vir de férias.

Sem comentários: