sábado, 29 de agosto de 2009

Gripe A: Portugal é o segundo país europeu com maior incidência de infecções

Portugal é o segundo país europeu com maior incidência de infecções de gripe A (H1N1), com 20,9 casos por cada cem mil habitantes, a seguir ao Reino Unido, com 21,4 casos por cada cem mil habitantes.

As contas foram feitas pela agência Lusa com base na listagem de casos divulgados hoje no portal do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e no número de habitantes dos respectivos países.

A Alemanha e a Grécia ocupam o terceiro e o quarto lugares do "ranking" das maiores incidências de infecções, respectivamente com 18,9 e 17,1 casos por cada cem mil habitantes.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças aponta Portugal como o terceiro país europeu com mais casos confirmados de gripe A (2.244), depois da Alemanha (15.567) e do Reino Unido (13.095).

Contudo, em proporção com a população, a incidência de infecções acaba por ser maior em Portugal, que tem 10,7 milhões de habitantes, do que na Alemanha, com 82 milhões de habitantes.

Portugal só é ultrapassado pelo Reino Unido, onde vivem 61 milhões de pessoas.

A Grécia, que apresenta a mesma população do que Portugal, tem uma incidência de casos menor do que Portugal, uma vez que regista menos infecções: 1.839.

Atrás de Portugal surgem a Espanha e a Itália, com 3.79 e 3.01 casos por cada cem mil habitantes, respectivamente.

Espanha, com 40,5 milhões de habitantes, tem 1.538 casos de gripe A, enquanto a Itália, com 58 milhões de habitantes, apresenta 1.800 infecções do H1N1, de acordo com os mesmos dados hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

Apesar de ser o segundo país europeu com maior incidência de infecções de gripe A (H1N1), Portugal não regista casos mortais, ao contrário do Reino Unido (65), Espanha (21) e Grécia (1).


Estamos sempre na linha da frente pelos piores motivos !

Sem comentários: