sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Portugal: 320 mil vacinados

Cerca de dois meses depois de ter arrancado a campanha de vacinação contra a gripe A, cerca de 320 mil portugueses já foram imunizados, informou hoje, em conferência de imprensa, o director-geral da Saúde. Francisco George explicou também que, nas próximas semanas, a vacinação vai ser alargada a novos grupos que ainda não foram definidos e alertou para o facto de que “este vírus não vai desaparecer”.

Ainda de acordo com o responsável, já foram distribuídas pelos serviços de saúde 470 mil doses de vacinas e dentro de pouco tempo esperam-se novas entregas sendo que, inicialmente, a farmacêutica tinha estimado uma entrega de um milhão de doses até ao final de 2009.

Ao todo, o país encomendou seis milhões de doses, que servem para vacinar mais de cinco milhões de Portugueses.

Por seu turno, a sub-directora geral da Saúde, Graça Freitas, lamentou que muitas grávidas não se tenham vacinado apesar de serem «o grupo de risco mais vulnerável». Graça Freitas deixou também em aberto a possibilidade de um novo alargamento da vacinação contra o H1N1. «Tudo indica que, a haver um alargamento da vacinação, será aos jovens adultos saudáveis», avançou a responsável.

Ainda estamos longe de vacinarmos a população portuguesa

Sem comentários: