terça-feira, 11 de maio de 2010

Portimão abre maior Kartódromo do País




Prova do Campeonato Nacional de Karts estreia infra-estrutura junto ao Autódromo.


A prova do Rotax Max Challenge, na qual competem três pilotos 'algarvios' - Sérgio Sousa, Ruben Miguel e Tomás Apolónia, será o 'tiro de partida' para o novo Kartódromo Internacional do Algarve, já no próximo fim-de-semana, no domingo 16 de Maio.


As obras - cujo fim chegou a estar previsto para Abril- estão ainda em contra-relógio e só vão ficar terminadas esta semana, pelo que a pista vai ser completamente nova para todos os pilotos em competição, mesmo para os representantes do Sul, da equipa Sportkart.


Onze milhões de investimento

A infraestrutura custou ao grupo do Autódromo Internacional do Algarve (administrado pela Parkalgar) cerca de 11 milhões de euros e apresentará ao público o maior kartódromo em Portugal, com 168 configurações possíveis.


“A versão mais longa tem 1, 6 quilómetros de perímetro, e este kartódromo permite ter três pistas a funcionar em simultâneo, mais uma só para crianças”, adianta ao Observatório do Algarve Paulo Pinheiro, director do Autódromo Internacional do Algarve.


As obras, que ainda estão a decorrer, começaram em Novembro, a Oeste do Autódromo, num projecto que estava previsto desde o início e que terá em mente a exploração comercial não só para empresas como para particulares: “Nós vamos ter 60 karts de aluguer, divididos por várias categorias, desde os mais fracos de 150 centímetros cúbicos até aos mais potentes, com 40 cavalos”, adianta o responsável.


Karts de competição também podem ser alugados

Uma das novidades do Kartódromo Internacional do Algarve, para além das competições internacionais que poderá albergar, é a disponibilização ao público de karts de competição. “As pessoas vão ter a possibilidade de experimentar pela primeira vez os karts de competição, de 125 centímetros cúbicos e 40 cavalos, mediante aluguer, o que não é de todo comum”, explica Paulo Pinheiro. Para além disso, a pista de kart, que terá uma largura de 9,5 metros (mais larga do que os circuitos de kart são, habitualmente) vai permitir a realização de testes de pneus e de automóveis até 200 cavalos de potência, o que permitirá a realização de cursos de condução e o funcionamento como pista complementar ao circuito ‘vizinho’ do Autódromo.

No Verão, a nova pista do Kartódromo Internacional do Algarve irá receber o Campeonato do Mundo da Modalidade, o World Series of Karting) no fim-de-semana de 3 e 4 de Julho.

Noticia do Observatório do Algarve

Sem comentários: