domingo, 6 de junho de 2010

Algarve 'azul'



 
praiaodeceixe1.jpg
Ver Galeria
 
(foto retirada do Observatório do Algarve)

A Praia da Manta Rota, concelho de Vila Real de Santo António, mereceu em 2009 a distinção de “Praia + Acessível”, a nível nacional, galardão atribuído pelo projecto "Praia Acessível, Praia Para Todos".

No Algarve, em 2010, ostentam o galardão de praias acessíveis as praias de Salema (Vila do Bispo); Meia Praia, Luz, Porto de Mós e Batata (Lagos); Vau, Rocha, Três Irmãos e Alvor Poente (Portimão); Carvoeiro e Senhora da Rocha (Lagoa); Rocha Baixinha Nascente, Rocha Baixinha Poente, Barranco das Belharucas, Salgados, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Galé Leste, Galé Oeste, Olhos de Água, Pescadores, Peneco e Oura (Albufeira); Vilamoura, Quarteira, Vale de Lobo, Garrão Nascente e Garrão Poente (Loulé).

No lote de praias acessíveis estão também Armação de Pêra (Silves); Faro Mar e Faro Ria (Faro); Fuzeta Ria (Olhão); Barril (Tavira); Praia Verde, Alagoa/Altura e Cabeço- Retur (Castro Marim); Manta Rota, Lota, Monte Gordo e Santo António (Vila Real de Santo António); e Pego Fundo, a praia fluvial de Alcoutim.

As praias acessíveis dispõem de acesso pedonal facilitado, estacionamento ordenado com espaço para viaturas ao serviço de pessoas com mobilidade reduzida, rampas para acesso ao areal, passadeiras no areal até ao mais próximo possível da água, acesso facilitado às instalações sanitárias adaptadas e ao posto de socorros. Nas praias distinguidas com este galardão, os utilizadores poderão ainda encontrar cadeiras de rodas anfíbias (tiralós), canadianas anfíbias ou outros instrumentos auxiliares que permitam às pessoas com mobilidade condicionada aceder à água.



Em 2010, o Algarve possui 69 praias com bandeira azul, de um total de 240 zonas balneares distinguidas, e mais 16 que em 2009.


A lista completa pode ser verificada aqui.

Sem comentários: