domingo, 19 de setembro de 2010

Ter ou Não ter Espaços desportivos e verdes em Portimão


E quando pensavam que já não havia complexo desportivo para Portimão, eis que é anunciado a inauguração para 2100 ....... e com várias viagens á Lua sorteadas entre os portimonenses !!!! Pois é, é mesmo brincadeirinha caso ainda não tivessem percebido, afinal a inauguração vai ser em 2099 e não em 2100 como indicado. ehehehehheheheheh

Agora mais a sério, não é sério quem mente e mente repetidamente, ano após ano, ainda eu era um miudo da idade que o meu tem agora quando já se ouvia dizer que no espaço contíguo ao Continente ia aparecer a piscina olimpica, seria a zona desportiva e de lazer de Portimão. Adorei a idéia, magnífico espaço, bem localizado, perto de tudo e acessível a todos, fosse a pé como de bicicleta ou de carro. O que me esqueci é que, nunca houver alguém que verdadeiramente estivesse interessado em erguer um zona desportiva em Portimão, é muito mais 'proveitoso' politicamente estar ao serviço dos interesses imobiliários e de alguns portimonenses.

À alguns anos atrás apareceu algo que se assemelhava a uma parque verde, o Parque da Juventude. É pequeno mas sempre tinha alguma relva (algo raro em Portimão a não ser nalgumas vivendas por aí e por ali), um parque infantil (uau !!!!! coisa muito rara por estes lados), uma esplanada para o agradável e sobretudo um espaço para os jovens estarem sem problemas e mais ou menos à vontade. Até tinha umas rampas para os skates e para as bikes dos teenagers de Portimão - parecia um mimo, afinal nada havia e nada tinhamos algo melhor, por isso lá estava todos os fins-de-semana. Aos poucos e poucos o espaço foi-se degradando dando lugar a um espaço cheio de caca de pato, com os bancos partidos e a apodrecerem, quase ao abandono de quem tinha o dever de o cuidar e de o gerir - bata olhar para a foto abaixo. Já em Julho de 2009, o Blog portimonense SOS Portimão tinha alertado a autarquia para este problema.


Como se tudo isto não fosse já mau demais para ser verdade, houve quem se lembrasse que afinal as rampas de skates e de BMX estavam mal no Parque da Juventude, aparentemente alguns moradores dos prédios contíguos ao espaço queixavam-se muito do barulho ....... então foi tudo transferido para um espaço junto á Casa das Artes, parece que os moradores daquela zona são 'diferentes' e têm mais deveres do que os que vivem junto do Parque da Juventude. Aconselho todos a lerem a Petição Online sobre este assunto, e não deixem de assinar.

CONTRA A DEMOLIÇÃO do novo circuito de rampas no Parque da Juventude, de Portimão

Na sequência deste problema do parque BMX de Portimão, agora parece que finalmente o Sr. Presidente se lembrou, que está a pensar, ainda não sabe para quando nem quando e nem se alguma vez vai ser verdade mas está a analisar a hipótese de haver um Parque da Cidade de Portimão, tenho a certeza que este feito vai ter direito a fogo de artificio, isso não vai de certo faltar. No entanto, e como pode estar para o dia de São Nunca á Tarde, lembro de daqui a algumas dezenas de anos já não haverá fogo de artificio o que pode ser um problema.

Ainda à uns dias atrás o Jornal de Portimão trouxe este assunto para o dia-a-dia de Portimão e vei lembrar que fez em Setembro um ano após o lançamento da primeira pedra do Complexo desportivo de Portimão. Fica a pergunta : para quando a segunda pedra. Podem ler mais sobre este assunto no site da Portinado.

Meus senhores, sejam estes que lá estão ou outros que para lá forem, oiçam o que a população quer e lembrem-se que Portimão nunca será uma Grande cidade sem um Parque Verde e sem um Parque Desportivo. Falta vontade política para fazer algo pela nossa saúde, mental e física. Haja vontade política e haja oposição forte que tudo é possível.

2 comentários:

José Gamboa disse...

Boa tarde João. Andava à procura de mercearias brasileiras para vender os meus produtos e... dei com: www.joaobarbara.com
Muito bem :)

João Bárbara disse...

Obrigado Gâmboa, mas infelizmente é apenas um desabafo que em pouco ou nada dá.