terça-feira, 29 de março de 2011

O desporto em Portimão

Mais uns meses que passaram, e parece não haver solução à vista. Ainda não vai ser desta que Portimão vai ter o seu tão merecido Complexo Desportivo, qual será a razão para que a nossa cidade continue esquecida para o desporto ? e estou a falar das verdadeiras razões e não das oficiais que saem cá para fora para o português comer e calar. Pelo que me disseram parece que agora é a Câmara que está à perna com o construtor (Grupo Lena) porque o mesmo grupo vai, ou já foi, ou está com intenção de pedir uma indemnização. Mas, desculpem lá, afinal de contas o Complexo não vai para a frente porque causa de quem ? será que não sabemos de tudo e existem por aí outras intenções e outros interesses ? fiquem atentos, sempre quero ver o que vai aparece naquele terreno !

Ainda me lembro de quando tinha a idade do meu filho (mais ou menos à 18-20 anos atrás) de ter visto um projecto para a tão famosa e sempre anunciada piscina olimpica. Se bem se lembram era junto ao que agora é o Continente, e até fazia algum sentido, pois afinal tinhamos (e ainda temos) os campos de ténis, o pavilhão desportivo, o estádio municipal de futebol e o auditório municipal, enfim era uma Boa zona para surgir mais uma infra estrutura desportiva (tudo não passou de uma miragem, afinal de contas aquele é ou não um terreno magnifico para uns lindos prédios à 'beira-mar plantados' ?  

O estádio também ia sair dali e gastou-se mais uns milhões a 'remodelar' !!! será que fica por ali ? 

Também se dizia que os campos de ténis iam para um terreno perto da Vila Rosa, mas pelos vistos é melhor ficar mesmo por ali. Eu agrada-me bastante, só não percebo porque se pensou em mudar, porque só se pensa em agradar aos Grupos económicos, aos amigos construtores ..... e assim se destrói Portimão !

A piscina é que parece não ter solução á vista, pelo menos visivel aos olhos do comum portimonense. O Sr. Presidente e a Vereadora do pelouro sempre que falam neste assunto dizem que está em estudo, que não está esquecido, que vamos ter uma piscina nova, apenas se esquecem é de dizer se vai ser ainda neste século ou num outro qualquer planeta.

Gostava de deixar algumas perguntas ao executivo sobre o desporto em Portimão (perguntas essas que vou enviar via página do municipe).

Sr. Presidente Manuel da Luz, 

1 - O Complexo Desportivo foi alvo de uma grande publicidade, com direito a lançamento de primeir apedra e tudo. Vieram jornalistas, convidados ilustres e muitos mais amigos, mas ficou tudo pela primeira pedra. De forma que se possa esclarecer de uma vez por todas o que aconteceu com o projeto do Complexo Desportivo da cidade de Portimão, solicito que me esclareça qual o ponto de situação deste contrato ? 

2 - 
Pelo que foi dito por si mesmo em várias Assembleias Municipais, o projeto não teve seguimento por culpa do promotor e não por qualquer situação provocada pela autarquia;
Dado que o Sr. Presidente na última sessão de câmara deixou no ar a idéia que o promotor estava (ou tinha intenções de) pedir uma indemnização à autarquia;
Dado que me parece estranho que o promotor peça indemnização quando terá sido o mesmo que não cumpriu o contrato;
Pergunto-lhe o que realmente se passa, e quem realmente não cumpriu com o contrato ?

3 - Porque é que não é a autarquia a pedir uma indemnização ao promotor por incumprimento de contrato ?

4 -
O assunto da piscina já tem as barbas de molho à muitos e muitos anos, por isso pergunto-lhe claramente que me esclareça quando é que vamos ter uma piscina nova em Portimão ? quando é que a nossa cidade tem uma piscina que tenha o minimo de condições não só para a prática desportiva de competição e pré-competição mas também para condignamente as nossas crianças e idosos possam ter uma atividade desportiva tão benéfica para a saúde como é a natação ?
Falou-se que haveria um espaço junto ao estádio 3 irmãos, mantém-se esta idéia ? será mais uma idéia para morrer na gaveta e não passar mesmo disso, apenas uma idéia de uma qualquer ... ?

5 -
Com a escola da Bemposta veio uma pavilhão com excelentes condições para a prática desportiva de alguns desportos, como o Basket e outros. Agora coloca-se uma questão, após muitos e muito meses em que parecia estar tudo bem mas afinal faltava sempre alguma coisa, faltava sempre mais uma pequena obra, parece estar em condições de funcionar, mas faltam funcionários para as atividades extra escola ! será que com tantos desempregados, não encontramos ninguém que possa estar umas horas por dia como responsável pela abertura e fecho do pavilhão ? não se esqueça que com o pavilhão municipal desativado, apenas restam os pavilhões das escolas - alguns com condições que até podem ser consideradas desumanas. Quem já teve oportunidade de ir aos balneários e ao pavilhão da Escola Martinho Castelo Branco sabe bem do que falo.

Noutro dia voltarei ao assunto do desporto para questionar o executivo pelos apoios que tardam ,e tardam, e tardam a chegar.

Sem comentários: