terça-feira, 3 de abril de 2012

[A minha opinião] há confusão no CDS ?

O titulo desta minha nota de opinião é de facto elucidativo do que sinto e penso ...

há confusão no CDS ???? 

Os temas vulgarmente chamados de 'fracturantes' têm sempre algo que mexem com o CDS e com sensibilidade dos nossos militantes. Vejam as duas últimas situações, do nosso deputado Adolfo Mesquita Nunes e da mais recente situação com o Ribeiro e Castro. Acho que estas situações deveriam ser mais debatidas no interior do partido e menos para fora, mas já está por todo o lado e agora é deixar assentar a poeira.

Parece-me muito bem que tenha havido uma proposta em Conselho Nacional para rever o regulamento do grupo parlamentar e assim poder clarificar as matérias em que deve existir disciplina, orientação ou liberdade de voto. Existem temas e principios, muitos devidamente registados e claramente definidos, na nossa declaração de principios, que não devem ser esquecidos e muito menos 'deitados para as costas'. Respeito quem entenda que em temas como o aborto, a eutanásia, as barrigas de aluguer, o casamento gay ou a adopção de crianças por pessoas do mesmo sexo, o CDS deva dar liberdade de voto mas tenho pro isso mesmo de discordar. Não nos podemos esquecer que os deputados são representantes dos partidos e dos militantes dos mesmos e por isso mesmo seguem uma ideologia e devem respeitar os programas dos partidos pelos quais foram eleitos.

Tal como já escrevi nalguns grupos do facebook, parece-me que é muito simples, o partido tem de exigir disciplina de voto em determinadas matérias de base, matérias essas claramente definidas na declaração de principios e no programa eleitoral. Sempre houve a possibilidade dos deputados apresentarem uma declaração de voto onde podem claramente definir as suas posições, muitas vezes distintas das do partido que representam.

Li algures, e perdoem-me mas não sei onde umas palavras preferidas por Luis Nobre Guedes num congresso do CDS que se adequam muito bem aos nossos dias.


"meus senhores, cuidado, há um país lá fora a ver .... Por isso, deixemo-nos de tricas e unamo-nos. Acima de nós está o CDS, e acima do CDS está Portugal. Deixemo-nos disto e vamos lá arregaçar as mangas !"

Sem comentários: