segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mês Europeu da Cibersegurança - Outubro

Proteja-se quando utilizar o correio eletrónico

 ninguém passa sem o uso do correio email, quer seja pela facilidade de utilização, velocidade de transmissão, facilidade de integração e fornecimento de contas gratuitas, fazem o seu sucesso. Este não escapa, porém, a tentativas menos bem intencionadas por parte de alguns internautas. 
Mas existem, no entanto, algumas boas práticas para o seu uso que melhoram a sua segurança.

Evite a utilização da sua conta de email empresarial para uso pessoal. Crie uma ou até mais contas pessoais num dos serviços gratuitos para o efeito tal como o gmail ou Yahoo.

Sugerimos a criação de duas, uma para tratamento de assuntos pessoais ou para registos em sites importantes, outra para registo em sites de menor relevância.

Além de permitir maior privacidade, garantirá alguma salvaguarda na divulgação das suas contas mais restritas, protegendo-se dos spammers.

Escolha uma palavra-passe (password) forte e distinta para cada conta. Evite como password datas, nome dos filhos ou do cão, (passwords fáceis de deduzir). Use letras minúsculas e maiúsculas, números e carateres especiais na sua criação e um mínimo de 8 carateres.

Caso o seu antivírus o permita, configure-o para efetuar a análise ao email em tempo real.

Não permita que o seu cliente de email guarde a sua password, sobretudo no caso do dispositivo de acesso ser partilhado por mais pessoas.

Nunca abra anexos que provenham de remetentes desconhecidos salvaguardando-se assim de possíveis vírus. Caso receba alguma mensagem com anexo de um seu conhecido mas cujo conteúdo lhe pareça suspeito (uma mensagem em inglês de alguém que lhe escreve sempre em português, por exemplo), antes de abrir valide com o remetente se a mensagem é fidedigna.

Nunca responda a mensagens de SPAM, nem clique em links do seu conteúdo. Ao fazê-lo, está a confirmar que o seu email é valido.

Caso lhe sejam solicitados dados pessoais ou credenciais de acesso, valide sempre com o remetente, por outra via, se a mensagem enviada é verdadeira. E evite enviar passwords por email, use antes o telefone.

Mês Europeu da Cibersegurança

Este artigo é da autoria de especialistas do CERT.PT- Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática da FCCN-Fundação de Computação Científica Nacional e insere-se na campanha “Uma dica por dia” integrada no Mês Europeu da Cibersegurança, que tem lugar em Outubro de 2013.

O Mês Europeu da Cibersegurança é uma iniciativa da ENISA  Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação e o seu objetivo é informar os utilizadores sobre a importância da segurança da informação, bem como demonstrar algumas medidas simples para proteger os seus dados.

Sem comentários: