sábado, 9 de novembro de 2013

A minha visão dos Resultados dos exames do Ensino Básico na minha Escola





Resultados dos exames do Ensino Básico



Após análise dos resultados obtidos pela Escola Básica D.Martinho Castelo Branco, apraz-me os seguintes comentários, a titulo pessoal e não como presidente da Assoc. Pais. Estes comentários são apenas meus e a titulo pessoal.


Já hoje li vários artigos sobre o assunto, muitos apontam as culpas no Governo e nas suas politicas de educação que destabilizaram os exames. Aceito e subscrevo, mas não na totalidade. Como se recordam os exames estavam marcados, e para esse mesmo dia foi agendada uma greve dos professores que bateram o pé e não a desconvocaram. Houve exames, uns fizeram, outros não, outros numa grande confusão .... foi o que foi.

Não existem culpados destes resultados, agora todos devemos refletir e pensar para nós próprios se fiz tudo o que podia para que fosse melhor do que foi ?

Não, nenhum dos interlocutores da comunidade escolar fez o que podia, fez o que devia ou muito menos fez tudo o que estava ao seu alcance. 

=> aos Pais e Encarregados de Educação, temos de estar mais atentos, temos de acompanhar mais, temos de intervir mais, sobretudo temos de ser melhores que fomos até aqui.

=> aos funcionários da Escola, peço que sejam e hajam de forma mais compreensiva mas firme com os alunos; todos nós sabemos que por vezes, ou muitas vezes, é dificil mas façam um esforço maior.

=> aos Professores, e à Escola, pede-se o melhor e o mais dificil, que é fazer dos alunos individuos com mais conhecimentos, pessoas mais compreensivas, pessoas mais interventivas, pessoas de e para o futuro de Portimão e de Portugal; não desanimem, não descarreguem em cima dos alunos, ou das familias; façam o que melhor sabem fazer, que é ensinar, que é fazer dos alunos, pessoas melhores.

Obrigado, e conto com todos para que este ano os resultados possam ser melhores do que estes.

Sem comentários: