segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

[a minha opiniao conta] o preconceito tem muitas faces




Sei que muitas vezes falamos e pensamos no preconceito apenas pela cor, raça ou estrutura fisica da pessoa, mas é muito mais do que isso. O preconceito pode mesmo ser considerado uma forma de bullying, na sua face mais negra e discriminatória.

O preconceito tem o que chamo de 'muitas faces', a cor é uma delas, mas também a raça, a sua descendência, estrutura fisica ou mesmo o nome. Até o sitio onde vives, a tua familia (tenha esta que estrutura tiver), a tua escola ou mesmo o teu curso podem ser motivo para te sentires descriminado !

O simples facto de não teres uma familia convencional, ou não teres tido oportunidade de estar num curso e numa turma convencional, faz com que olhem para ti de forma preconceituosa, de forma errada - sim, porque o preconceito é errado ! Isto é importante que seja dito e escrito repetidamente, repetidamente até que entre na cabeça de cada um de nós.

Hoje, quando li um texto na página do facebook da Assunção Cristas, sobre este mesmo tema, tive mais uma vez a confirmação desta certeza e deste erro que é o preconceito para com quem vive num familia não convencional. Esta jovem, que como muitas meninas da sua idade, tem o sonho de ser Ministra porque assim tem a certeza de puder ajudar a sua familia a não passar mais necessidades, tem sofrido de preconceito pelo facto de ser de Chelas e de estar num curso ligado à agricultura - como se isso nos tempos que correm não fosse o futuro.

O preconceito tem muitas faces, e o principio para ajudar é precisamente reconhecer isso mesmo.

Nunca dês a tua face ao preconceito ! Luta contra o preconceito !

Sem comentários: