quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

[a minha opiniao conta] Uma mão estendida ......


artigo de opinião da minha autoria publicado no site do Região Sul

Nos últimos dias li alguns artigos sobre os próximos fundos comunitários, mais concretamente cerca de 176,9 milhões de euros que Portugal vai receber para fornecer alimentos e outros produtos básicos às franjas mais baixas da sociedade portuguesa. Ninguém contesta, nem critica a ajuda a estas franjas da população mais baixas, é preciso tudo para combater a pobreza extrema em particular quando chega ás familias com crianças e jovens.

Neste altura natalicia também se fala muito na abertura das cantinas escolares às crianças e jovens carenciados, e agora nalguns casos também ás suas familias. Ou seja, o que se esperava ser provisório está em risco de se tornar um habitual. E depois, quando um dia acabar o que vai ser destes agregados ? fome, mais pobreza, violência e crime .....

Esperemos que chegue rapidamente uma mudança de mentalidade, é preciso que os educadores sociais possam fazer o seu trabalho, possam educar, possam ensinar como fazer ! 

Como acabar com este sistema de 'mão estendida' que muitos vivem ?
Como acabar com este assistencialismo que existe ?
Como acabar com este ciclo de dependência atual ?

Cabe a todos os agentes sociais dar estas capacidades e competências ás familias, mas em especial ás crianças e jovens. São estes, serão estes o futuro e ninguém quer que seja de continuação neste ciclo de dependência do estado. É de extrema importância conseguir dar estas competências de vida a todos estes jovens que 'correm' rapidamente para a vida adulta.

Que sirva para todos pensarmos em conjunto no que fazer, e no como fazer. Em especial como fazer, como educar, como ajudar.




Sem comentários: