domingo, 28 de dezembro de 2014

Relatório do Desenvolvimento Humano 2014


'Privadas de nutrição e cuidados de saúde, bem como de estímulos para a promoção de um crescimento saudável, muitas crianças pobres quando entram para a escola não estão preparadas para aprender, apresentando por isso um fraco desempenho escolar, repetindo anos e tendo mais probabilidades de abandonar os estudos'

São apenas algumas palavras que constam deste extenso relatório, preocupante por si só e ainda mais preocupante pelo seu conteúdo. É verdade que Portugal está neste relatório no lugar 41º e logo na primeira parte deste ranking, mas todos nós conhecem ou pelo menos já ouviram falar de situações como a descrita nas palavras acima.

De dificil leitura, pela sua extensão, pelo seu conteúdo, pelas suas duras palavras e principalmente pelas suas conclusões que nos devem envolver todos, que deve envolver a sociedade portuguesa nesta luta que deve ser pelos direitos das crianças.

Gostaria de ter uma resposta, como estamos em Portugal quanto aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, definidos neste mesmo relatório e 2010 ? 

Sem comentários: