domingo, 1 de fevereiro de 2015

[a minha opinião conta] jogos de crianças - aceitamos violência ?

 

 (imagens do Google - jogos violentos)
 
 
A tendência atual de criar jogos violentos que incentivam o anti-social e o crime, em especial quando estes são destinados a crianças, é uma atitude repulsiva e que deve ser combatida. Este tipo de jogos cria um sentimento violento na criança, exalta o crime e a morte, podendo mesmo levar alguns a pensar que é natural ser assim - um jihadista atual faz o mesmo que as crianças fazem nesse jogos de computador, como se explica isto a uma criança ?
 
Existem alguns estudos que sugerem o contrário, em que esse jogos servem de 'válvula de escape' o que pode mesmo acalmar. Tenho algumas dúvidas !
 
O que vejo na realidade é o estado alterado em que ficam quando estão sujeitos a jogos violentos, os comportamentos anti-sociais e mesmo agressivos com que reajem sempre que são pressionados durante um jogo violento.
Todos nós, Pais e Educadores, temos essa noção e essa experiência com as nossas crianças e jovens. Pensem nisto e vejam se não tenho razão.
 
Eu também joguei, e mesmo agora, ainda jogo. Não acho que o fim radical seja o ideal e o mais indicado, mas há que controlar muito, e estar presente nestas alturas, para que não aconteça nada de mau neste período.
A medida de excluir totalmente este tipo de jogos da vida de uma criança ou de um jovem, pode também levar á exclusão social, à exclusão dos grupos de amigos, a uma situação que pode mesmo ser considerada de bullying.
 
Como em tudo, o meio termo e o bom senso prevalecem e devem estar sempre presentes nas nossas vidas.


Sem comentários: