sábado, 14 de fevereiro de 2015

[a minha opiniao conta] Os jovens e as novas tecnologias no ensino


(imagens do Google)

Curioso o estudo da Accenture em que os jovens sentem que o ensino de hoje não os prepara para as oportunidades digitais.

Infelizmente, apenas posso dizer que concordo e sei que é uma verdade e realidade do ensino atual.
Quantos de nós, não conhecem professores que não sabem nem para eles, quanto mais para ensinar aos jovens como utilizar as novas tecnologias.

Afinal de contas, estas competências que podem desenvolver e aprender, são o que pode lhes dar a vantagem, ou desvantagem, naquele emprego de sonho. A economia digital pode ajudar a encontrar o tal emprego.

Interessante esta preocupação dos nossos jovens, mas muito preocupante que tenham esta perceção de não estarem a ser devidamente formados e ensinados.

Agora vem o desafio, como melhorar estas competências ?

Tenho dificuldade em conceber um professore que nestes tempos, pede o trabalho manuscrito, ou que não o quer receber via digital (vulgo mail) porque não tem e não sabe mexer nisso. É verdade, ainda existem destes.

Os programas escolares não estão devidamente adaptados, as salas de aula não estão devidamente equipadas e adaptadas aos tempos modernos e tecnológicos. Os professores deveriam de conseguir utilizar as novas tecnologias, os próprios telemóveis e tablets a seu favor. Com as novas tecnologias, vêm novas metodologias de ensino, e isso é difícil porque poucos vão querer aceitar a mudança e a inovação.

Ainda existe muito a fazer.

A ver vamos !

3 comentários:

Anónimo disse...

es absolutamente conforme con el mensaje anterior
jeanPr

Peter Mills disse...

Hi Joao

I translate it to english.

It is correct, and also in England.

Anónimo disse...

Olá

Isso é tudo verdade, mas não generalizes porque não é igual em todas as escolas e com todos os professores.

Abraço
Nuno Pedro