terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

[a minha opiniao conta] T.P.C.´s - sim ou não ?



 
T.P.C - sim ou não ?
 
 
Esta é uma das perguntas que mais divide os Pais e Educadores, e não só em Portugal
 
 
Existem diversos casos conhecidos, e outros menos, de escolas que obrigam os professores a não passar trabalhos de casa, por considerarem que as horas letivas já são mais do que suficientes e assim evitar sobrecarga e pressão sobre estes fora da escola.
 
Parece-me que não será um assunto assim tão linear e que agrade a todos da mesma forma, mas eu considero que os trabalhos de casa devem ser vistos mais como uma forma de estudo, um forma de treino para o que apenderam no dia (ou eventualmente na semana). O TPC pode ter várias formas, leitura, fichas de trabalho, exercícios matemáticos e outros.
Temos sempre alguns professores que, pelas mais variadas razões, não conseguem dar a matéria de uma forma calma e que permita aos alunos assimilarem tudo. Nestes casos, muito menos de treinarem a matéria- por exemplo em Matemática.
 


Agora Srs. Professores(as), tudo o que é exagerado torna-se irreal e inatingível - logo pode criar um sentimento de frustração !!!! 
 
É aqui em que quando o tempo fora da escola é tal forma tomado com TPC´s, que nos tira tempo para a família, para uma atividade desportiva ou cultural, para uma brincadeira, então sim está errado e exagerado.
 
 
Este é como é óbvio um assunto controverso e com opiniões muito distintas.
A minha é que SIM aos TPC´s, mas com moderação e bom senso.
 

2 comentários:

Ana Silva disse...

Discordo totalmente, na escola é que as miúdas têm de fazer trabalhos e não em casa.

Anónimo disse...

Eu sou contra, totalmente contra. É preciso que os professores queiram trabalhar com os miudos.