domingo, 22 de fevereiro de 2015

Inauguração do Centro Social e Cantina Social da Cáritas Portimão


















Hoje foi um dia importante para a nossa paróquia, para a Cáritas Portimão e porque não para todos os portimonenses. 

A Cáritas paroquial da igreja matriz de Portimão, inaugurou a cantina social, que fica precisamente no edificio da sua sede e junto do novo centro paroquial. Esta cantina vai providenciar refeições quentes, e nalguns mesmo a única refeição quente familiar, a mais de duas centenas de familias já apoiadas neste momento pela Cáritas de Portimão
Uma idéia, um projeto, que se tornou numa obra do nosso Padre Mário, sempre incansável de ajudar todos os portimonenses, em especial os mais carenciados, doentes e necessitados. Não posso esquecer de mencionar todos os voluntários da Cáritas que já ajudaram e que vão continuar a fazê-lo diariamente, porque é mesmo isso que vai acontecer - diariamente a Cáritas vai fornecer refeições a várias dezenas da familias portimonenses.

Não devemos de deixar de mencionar que foram inúmeras as pessoas e organizações que tornaram, e vão tornar possível este projeto, esta obra. Dos que me lembro de ouvir mencionados, vão desde a Manuela Santos, presidente da Cáritas Portimão, e de todos os voluntários, da Junta de Freguesia de Portimão, dos Bombeiros Voluntários de Portimão (estas últimas que têm um projeto de levar a comida e apoio básico de saúde a quem não pode sair de casa), do Banco Alimentar de Portimão, e muitos e muitas mais portimonenses.

Tive oportunidade de participar na inauguração e benção das instalações, com a participação muito especial do Sr. Bispo do Algarve, e de muitas centenas de portimonenses que como eu quiseram mostrar publicamente o seu apoio a esta obra do Sr. Padre Mário e de todos os portimonenses. É verdade, tal como Padre Mário diz, a obra é nossa, porque ele esta hoje em Portimão, mas amanhã poderá estar noutra paróquia.

Gostava de salientar, e de reter, algumas palavras do Padre Mário, que me parecem de extrema importância e relevância. 
O edificio todo serve a população portimonense, e além da cantina social e instalações da Cáritas, também providencia espaço condigno ao Agrupamento Escutas 179 de Portimão e futuramente a muitas centenas de crianças da nossa catequese. É um edificio todo ele de cariz social e humanitário, e que por isso mesmo merece todo o meu apoio, e sei também o de todos os portimonenses, mesmo daqueles que por uma razão ou outra se querem distanciar deste processo. A esses, convido a visitarem o edificio, e terem assim oportunidade de perceber e de ver com os seus próprios olhos, o que lá funciona, é feito e sobretudo a quem se destina - tenho a certeza que desta forma mudariam de imediato de opinião.

Fiquei também entusiasmado com a idéia, com o projeto do Padre Mário de transformar o edificio da paróquia na rua do arco, que ainda serve de espaço de catequese, para um ATL social. Achei espantoso a idéia que muitas familias que não têm como, nem onde deixar as suas crianças, o possam fazer num espaço com condições e sobretudo com a segurança necessárias. 

Obrigado Padre Mário por mais um passo em auxilio dos desprotegidos e e necessitados da nossa paróquia. 

Sem comentários: