sábado, 20 de junho de 2015

[a minha opinião conta] o direito à água, de todos para todos




Este é um assunto que deveria de merecer da nossa parte uma reflexão séria e urgente. Estamos a falar de algo que é do mais básico que existe na nossa vida - o acesso gratuito e incondicional à água.

A água é um bem essencial para a vida humana, para a saúde básica e para a nossa sobrevivência. Mesmo assim, enfrentamos atualmente, e diariamente, uma situação de emergência, em que milhões de pessoas carecem deste bem essencial. A falta de acesso à água, e ao saneamento adequado é das principais causas de doenças.

A água é uma condição prévia de todos os seres humanos. As Nações Unidas, declararam que o acesso a quantidades suficientes de água limpa para uso pessoal e doméstico é um direito fundamental de todos os seres humanos - "o direito humano á água é indispensável para a vida com dignidade humana. É um pré-requisito para a realização de outros direitos humanos" [ONU, 2002].

Agora, será que com a privatização do setor da água, se consegue garantir o acesso a este direito universal ?

Tenho muitas dúvidas, e neste sentido, sou mesmo contra tudo o que seja privatizar a água e o saneamento básico. Temos de nos 'bater' e não deixar que isso venha a ser uma realidade, o Estado tem de conseguir garantir este gestão. 
Sabemos que não é tarefa fácil, os interesses são muitos, o desperdício também, mas tem de ser garantido. 
Até podíamos ir mais longe, porque não o acesso tendencialmente gratuito á água ? já que temos escalões, que o primeiro escalão fosse considerado o essencial e a quantidade suficiente e, a partir dessa base se pagaria o restante gasto de água. Quem sabe um dia ...
Neste momento o que acontece em muitos municípios é que parte da população (não vou aqui discutir esta parte, mas sabe-se desde logo que sou completamente contra que uns a tenham mais barata que outros). Não contra a tarifa social para as famílias que desta usufruem, mas sim para aqueles que apenas pela sua profissão ou posição a têm mais barata.

Durante o presente mandato do Governo já se falou por diversas vezes neste assunto, o Governo sempre o negou, mas espero que não seja o prenúncio de nada. Onde há fumo, há fogo "

Contra, sempre Contra a privatização da água

Sem comentários: