terça-feira, 14 de julho de 2015

[artigo de opinião] Tens menos de 18 anos, não podes beber e ponto final

Caros amigos e amigas,

Deixo link para artigo de opinião, da minha autoria, publicado hoje no site do Região Sul. É um assunto recente, e mesmo assim já com vários problemas - a Lei que proíbe menores de 18 anos de consumirem álcool.

artigo : http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=154176#

Quando a nova Lei que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, logo pensei que seria mais uma para encher o livro e nada mais do que isso.

Infelizmente, e passados 13 dias parece-me que isso é mesmo a realidade- não existe fiscalização e onde existe é pontual e inconsequente. Basta visitar os locais de diversão noturna no Algarve – e no resto do País o cenário é igual ou ainda pior – para vermos in loco menores de idade, muitos destes e destas, com menos de 16 anos, a consumirem shots, sangrias e outros, completamente à vista de todos os fiscais que queiram aparecer por cá.

É preciso fiscalização, porque por vezes a consciência de quem vende, vê mais alto os números e o dinheiro que podem fazer, sem se preocuparem com a Lei.

Não podemos atribuir toda a responsabilidade aos proprietários e gestores dos estabelecimentos de diversão noturna, quando os Pais e Educadores não conseguem incutir aos seus filhos uma atitude responsável. Basta andar um pouco pela noite para vermos o que não queremos e o que esperamos nunca ver nos nossos filhos e filhas. Também é preciso perceber por onde andam, o ambiente que frequentam e sobretudo perceberem onde não devem entrar.

É normal que os jovens queiram experimentar algo que ainda é novo para eles, mas já não será normal o beber até cair, até ficar em coma alcoólico ou até ao ponto de não se lembrarem sequer do que aconteceu.

Fiscalização de quem tem essa obrigação,
Não beber se tens menos de 18 anos,
Não vender a quem tem menos de 18 anos.

Parece simples, mas é tudo menos simples.

Mas para os menores de 18 anos fica a mensagem, se tens menos de 18 anos não podes beber bebidas alcoólicas e ponto final.


João Bárbara

Sem comentários: