sábado, 16 de janeiro de 2016

[artigo de opinião] Por uma Escola Segura


Artigo de Opinião - "Por uma Escola Segura", da minha autoria, publicado esta semana no semanário  Barlavento

É uma opinião atual e muito pertinente, sobre um tema discutido esta semana no Parlamento português, a redução do horário de trabalho dos funcionários públicos para 35 horas. Situação que pode afetar algumas escolas, o seu funcionamento e segurança dado a redução dos funcionários em alguns períodos do dia. Se esta situação não for acompanhada da possibilidade de revisão dos recursos humanos das escolas, podemos e temos de certo algumas situações de falta de pessoal.

Podem ler no site do Jornal, ou aqui neste espaço. Deixem a Vossa opinião aqui mesmo, ou para o meu mail.

Excerto do artigo:
"Em tempos escrevi umas linhas sobre a falta de funcionários nas Escolas, o quanto isso afetava o dia-a-dia dos alunos, professores e mesmo dos já sobrecarregados funcionários. Também falei do quanto é extenuante a preocupação constante com que alguns encarregados de educação passam os seus dias, o saberem que os seus progenitores estão pela escola sem uma vigilância adequada, sem alguém a olhar por eles …
Noutro artigo de opinião, escrevi que no início do presente ano letivo, tinha sido anunciado pelo anterior governo a contratação de 2.822 novos funcionários para as escolas. Foi uma notícia eleitoralista, que em nada serviu o anterior governo, e decerto que se revelou insuficiente para as necessidades reais das escolas.
.....
Eu não discordo da medida em si, até a posso considerar legítima, mas esta tem de ser acompanhada por um aumento da possibilidade de contratação por parte das Escolas, por um aumento dos recursos humanos."

João Bárbara 

Sem comentários: