segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Pela liberdade de escolha, parece simples não é?


Ainda sobre a Catalunha, vamos lá a ver se nos entendemos.

Eu sou pela liberdade, pela liberdade de voto, pela liberdade de escolha. Não aceito ver as imagens que vimos na Catalunha, violência gratuita a jovens e idosos, só porque queriam votar, queriam exercer o seu direito de escolha. Sou totalmente contra que se reprima um povo contra a democracia.

Que se escolha, porque não permitiram o referendo? Terá sido medo do resultado? suponho que sim.

Aparentemente amanhã será declarada a independência unilateral, é óbvio que não vai correr bem, mas de quem será a culpa? Será que prender é a opção mais aceitável perante a sociedade da Catalunha e perante a Europa? discordo

O problema é que sem o diálogo tudo pode acontecer, e vai sobressair a ditadura do poder, o que pode ter efeitos muito nefastos para a Catalunha e para Espanha. 
 
Ainda recentemente, muitos milhares de catalães, muitos milhares de espanhóis saíram à rua para pedir diálogo entre todos os envolvidos.

Agora com declarações destas vai ser difícil
"O porta-voz do Partido Popular diz que caso Puigdemont declare a independência da Cataunha, pode ter o mesmo destino de Lluís Companys, o presidente da república catalã fuzilado pelos franquistas em 1940." in site Esquerda.net

É assim que pode renascer das cinzas os fantasmas do passado.
A ver vamos, acompanhemos e pedimos Bom Senso a todos os envolvidos.

Por uma Catalunha livre!

Sem comentários: