[COVID-19] acordados com a Lei da Rolha instaurada em Portugal


Chamem-lhe Lei da Rolha, ou outro nome qualquer .... mas começa a ter um pouco de 1820.

Nesta data, estava instaurada a inquisição em Portugal, que com a revolução liberal, terá sido extinta em 1821. A inquisição foi comparada a uma "devastadora peste", e com esta foram vítimas  umas dezenas de milhares de portugueses. Conta-se que mais de um milhar terão sido lançados às "labaredas".

Existe um documento muito interessante, que aconselho a leitura atenta.
VARGUES, Isabel Nobre: "Tesoura, rolha e lápis: os tempos da censura e do combate pelas liberdades de expressão e de imprensa em Portugal.» in: Estudos do Século XX, n. 7 (2007), p. 39-59. Universidade de Coimbra.

Estas são partes da nossa história, que não precisamos de apagar, fazem parte de Portugal, mas que dispensamos relembrar.


Não gostei, e sejam quais forem as intenções, fica muito mal ao Governo e à DGS esta imposição. Deprimente querem controlar a informação que seja à população portuguesa.

O Governo vai garantir acesso à rede escolar por parte de todos. Faz-me lembrar os magalhães do Sócrates. Lembram-se? os primeiros a terem acesso foram os que a seguir estavam a vender os computadores na praça .... pois é. Mas o custo da internet é igual para todos, não seria já de avançar com o garantir a gratuitidade do acesso a todas as famílias? ou também vão querer que seja eu pagar a internet dos outros? As propinas são para continuar a pagar, os quartos também ....É que já não dá, os recursos económicos não são infindáveis.

Igualdade não existe, o que devia haver era Equidade.

@joaobarbara

Comentários