Uma baleia deu à costa, esta sexta-feira, na zona da Quarteira, uma situação que poderá estar relacionada com os recentes temporais que poderão ter causado a desorientação e a morte desta baleia, que se supõe ser anã.
Em declarações à TSF, um biólogo marinho da câmara de Loulé explicou que esta baleia tem cerca de seis metros de comprimento e duas toneladas de peso e adiantou que os temporais poderão ter causado a morte deste animal.
«Estes animais ficam desnorteados e desorientados. Temos tido condições climatéricas extremamente adversas com correntes extremamente fortes e isso poderá ter levado a que o animal se tenha desorientado e dado à costa», acrescentou José Ramos.
Para este biólogo, esta baleia, que já está a ser retirada do local onde deu à costa, poderá ter falecido durante a noite ou há apenas um dia, «porque não apresentava decomposição nenhuma».
Para retirar esta baleia da praia de Quarteira, foi já deslocada uma máquina giratória para colocar o animal na marginal, sendo este levado num camião para o aterro sanitário, como noutros casos, adiantou o presidente da Junta de Freguesia, José Mendes.
Comentários
Ah, Ah, Ah...
por Daniel Bárbara