[e por Portimão até 2021] a atração ao molhe da Rocha



Caros portimonenses, 

Caso não ainda percebido, existe uma nova sinalética na entrada das praias, e que se refere, nada mais ou nada menos, do que à ocupação da praia. 

Ora bem, pois é. Hoje decidi ir ao fim do dia dar um mergulho, a água chama e a temperatura do ar ajuda. A praia que me chamou, a Praia do Alemão, mas que na APP Infopraia se chama Barranco das Canas, estava com ocupação plena, logo bandeira vermelha. Decidi ir à Rocha, praia de sempre, mas mais difícil de estacionar.  

A praia tinha bandeira verde, logo com ocupação baixa. Porreiro, lá vou eu para a praia. Decidi ficar logo pela marina, estava calmo e a água limpinha como se quer. 

Houve algo que me surpreendeu, o molhe ... aquele pedaço de betão que tem uma atracão estupidamente grande para os jovens portimonenses. Já o tinha na minha altura, nunca percebi muito bem porquê. Eram tantos naquela saliência do pontão que vai até ao farol, que achei que tinha acontecido alguma coisa. Não, afinal eram só umas largas dezenas de miúdos e miúdas, completamente atafulhados em cima uns dos outros.  

Havia um barco dos Nadadores Salvadores, outro da Polícia Marítima e mais tarde até um jipe dos Bombeiros. Ninguém os conseguiu demover, por ali continuaram até me ir embora, uns e depois outros, mas sempre umas largas dezenas. Percebo que os tentem demover, com sensibilização para o problema. Resultou? não, por lá continuaram. 

Estranhei a atuação das autoridades. Será que não existe autoridade para tratar deste assunto? Se está regulamentado, porque não se consegue fazer cumprir. E, deixem que Vos diga, este pequeno espaço da Praia da Rocha já se percebeu que vai ser sempre a piorar, dia após dia, neste verão de 2020.

Deixo uma pergunta às autoridades portimonenses, e a quem tem o dever de gerir o bem público (a praia é um bem público), e um alerta a todos os portimonenses.
  • a Lei e os Regulamentos são para serem cumpridos por todos, mas cabe à autoridade (seja esta qual for) a obrigação de os fazer cumprir; porque nada fazem para mudar este panorama? vedar o espaço, colocar um policial naquele local .....
  • aos portimonenses fica o alerta, caso esta praia tenha de ser interditada, é para todos, e não apenas para os jovens infratores; com muita pena minha, porque é um espaço que gosto de lá ir ao fim do dia ..... dá que pensar, mas é assim que funciona
Por isso, neste dia fica a minha carinha feia e triste da desilusão. 😡

@joaobarbara

Comentários