IPDJ organizou road show virtual da campanha «Start To Talk»

 


(imagem: site do IPDJ)


O desporto tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma criança e/ou jovem, não só no aspeto da sua saúde e bem-estar, como também no desenvolvimento de aptidões cívicas em sociedade. O desporto pode ter um papel preponderante na questão da luta Contra a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Jovens.

Foi com este cenário em cima da mesa, que o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresentou, durante o mês de novembro, nas cinco regiões do continente, um road show virtual da campanha «Start to Talk» que visa sensibilizar o movimento desportivo contra esta temática no contexto do desporto.

road show da campanha, que é um dos resultados da participação de Portugal, através do governo e do IPDJ, no projeto conjunto do Conselho da Europa e da Comissão Europeia «Pro Safe Sport», inicia-se na semana em que se celebra o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual (18 de novembro) e associa-se às comemorações do 75.º aniversário das Nações Unidas representando um apelo aos clubes e associações desportivas locais, bem como aos/às atletas e treinadores/as para se unirem no compromisso de tomar medidas concretas para prevenir e responder ao abuso sexual de crianças e jovens no desporto.

A partir de cada uma das regiões do continente, cada uma das Direções Regionais do IPDJ, desenvolverá, em modelo digital,  com convidados/as locais, momentos distintos que permitirão debater e divulgar a campanha «Start to Talk», promover o kit de formação destinado a apoiar aqueles/as que, detendo posições de influência no desporto (dirigentes e colaboradores/as das associações e clubes, treinadores/as e equipas técnicas, pais, familiares e atletas)  são elementos fulcrais na prevenção e resposta a situações de potencial violência sexual contra crianças e jovens.

Tendo em conta que o desporto deve ser um ambiente seguro e de capacitação das crianças e jovens, a campanha defende que está na mão das pessoas adultas acabar com os abusos, proteger e ajudar a combater a impunidade e o silêncio. A urgência de tal atitude é tão maior quanto uma em cada cinco crianças é vítima de violência sexual na Europa e o fenómeno acontece também no campo desportivo.

@joaobarbara

Comentários

Mensagens populares