Sabem o que é Sextortion?

 

(imagem do google)

O termo Sextortion é relativamente novo no nosso vocabulário, e é a tentativa de extorsão com base na ameaça de publicação digital de imagens falsas com teor sexual da vítima. 

É um crime que tem vindo a aumentar, de forma muito alarmante. Estes casos estão a ocorrer com mais frequência, sobretudo através de um email, no qual um agente malicioso afirma, falsamente, possuir imagens comprometedoras da vítima, por exemplo, imagens desta enquanto visualiza vídeos de cariz sexual, que teriam sido captadas através de webcam do equipamento do utilizador.

Para aumentar a credibilidade da mensagem, o agente malicioso indica possuir a palavra-passe de uma conta de email da vítima. Esta informação por vezes é verdadeira porque, provavelmente, a palavra-passe foi obtida em bases de dados de contas de utilizadores que são, ilicitamente, divulgadas online.

Muito importante que, caso receba um email deste tipo, tenha os pontos abaixo em consideração:

  • Não deve efetuar qualquer pagamento ao agente malicioso;
  • Se a palavra-passe for verdadeira, deve alterá-la em todas as contas onde for usada (por exemplo, email, websites de compras online, ou outras);
  • Deve ter/criar uma palavra-passe diferente para cada acesso online;
  • Para melhor gestão de palavras-passe recomendamos a utilização de uma aplicação de gestão de utilizadores/palavras-passe (ex: keepass);
  • Deve denunciar a situação às Autoridades Criminais;

Este tipo de extorsão por vezes também pode ocorrer por outros meios. Por exemplo, quando uma vítima partilha através de mensagens privadas nas redes sociais vídeos ou fotografias íntimos, sendo que depois a vítima é ameaçada com a partilha indiscriminada desses conteúdos. No caso de ser realizado um pedido de pagamento, não o efetue, denuncie a situação às Autoridades Criminais. 
E, como a prevenção é o melhor remédio, nunca partilhe conteúdos deste tipo através da internet, mesmo que o esteja a fazer com alguém de confiança ... pelo menos, assim o é, naquele momento.
Pode notificar um incidente, ao Centro Nacional de Cibersegurança, através deste link
@joaobarbara

Comentários