Os Idiotas Úteis e Inúteis: o que fazer

 


Recebi este livro no Natal 2020 de uns amigos de quem gosto muito. Na altura pensei mas que raio quer dizer este livro, mas afinal eles até me conhecem bem. 

Tal como a dedicatória refere, Porque a Vida é Melhor Com Humor ... eu acrescento mas com muita realidade á mistura.

O livro percorre os temas que são mais caros a Ricardo Araújo Pereira, o conhecido comediante e que muitos tem incomodado. 

Tenho conhecido na minha vida vários indivíduos que eu francamente nem sabia como os catalogar, mas percebi com este delicioso livro como os chamar - são os tais Idiotas. Mais claramente os Idiotas Inúteis, os Úteis até passa.

Um Idiota tem aquele sabor lindo de poder ser Útil, e estar perto do topo da importância que alguém pode ter para mim, mas o pior mesmo são os Inúteis. Esses seres execráveis e desprovidos de qualquer necessidade de existência - tenho alguns exemplos disso.

O Idiota Inútil é aquele que além de ser Idiota e completamente parvo e desprovido de utilidade para a minha vida. É um ser que se dá por agressivo, bate muito na mesma tecla [provavelmente porque associa a sua inutilidade à pouca literacia e conhecimentos], dá erros ortográficos ridículos [mas que ele não lhe dá importância], acha-se um ser superior [outras das características deste ser] e vive longe da realidade. Mas atenção que por ser um Idiota Inútil não quer dizer que não leve consigo outros seres, provavelmente criando um grupo de Idiotas Inúteis. Há por aí vários assim.

Junto desses tenho uma atitude que aprendi com um psicólogo, olha, pensa e imagina um ser inútil, pensa noutra coisa qualquer e imagina-o com um nariz vermelho e uma daquelas perucas de circo. A máscara ajuda que ainda posso sorrir sem que seja percetível. Convém ouvir os primeiros segundos só para nos situarmos no discurso, depois posso dispersar por pensamentos alheios ao momento. 

Do melhor que pode haver, são minutos de uma insanidade positiva. Faz bem e não ocupa espaço mental.

Podemos encontrar neste livro vários exemplos, que alterando o nome até consigo adaptar á minha vida.

Perguntam vocês, diz lá de quem estás a falar? Isso não vai acontecer, mas os Idiotas Inúteis encontram-se por aí, ao voltar de uma qualquer esquina ou dentro de uma sala escura.  

Aconselho a leitura, é saudável e faz bem ao dia.

@joaobarbara



Comentários