Propostas para os Jovens: as minhas propostas e o projeto “EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO ATIVA”
Eu tenho por hábito fazer o que digo, até porque me parece o mais acertado. O que é positivo vale a pena referir, o que está mal vale a pena referir.
Como sabem não foi eleito, as razões ficaram para trás e o futuro está para a frente. Não será por isso que não vou exercer a minha política, sem qualquer interesse partidário e sobretudo continuando a exercer a minha livre cidadania ativa [já o faço publicamente desde 25 de novembro de 2005 e ainda à mais anos não publicamente].
Este é o primeiro exemplo, mais se seguirão. Esperem propostas, recomendações e alertas. Tudo o mais, é expectável e esperado. Não é para agradar nem para desagradar a ninguém, mas sim para mostrar o dever e direito à minha Luta, Cidadania e Liberdade.
Pretendo ser eu mesmo, diferente de quem me critica e tenta deitar a baixo e seguindo de cabeça erguida. O futuro será risonho.
No passado dia 26 de abril o Município e a Plataforma MyPollis realizaram a Assembleia Digital da Juventude. A mesma assembleia teve como objetivo auscultar a juventude e a política, tema de extrema importância para a sociedade.
Eu tive oportunidade de fazer várias propostas, que quero aqui deixar resumidas:
- Definir uma estratégia de responsabilidade social [junto dos jovens], com base em protocolos que envolvam o voluntariado jovem, com entidades do sector social das áreas identificadas a nível local como as mais necessitadas de intervenção (em sintonia com o Município de Portimão);
- Possibilidade de se realizar com regularidade ações de advocacy* junto dos poderes públicos locais, nomeadamente do Município e/ou Juntas de Freguesia, e em particular nos assuntos e causas que mobilizem os jovens (ambiente, educação, desporto, migrações, minorias ou direitos humanos e outros que estes entendam); *Advocacy é uma prática ativa de cidadania, que se caracteriza pela argumentação e defesa de causas e direitos, podendo influenciar a criação de políticas públicas efetivas, que tragam benefícios aos temas debatidos.
- Estabelecer uma ligação regular com a atividade política local, que pode ser aplicado de variadas formas:
- Participação regular [sendo ouvidos] nas Assembleias Municipais e/ou de Freguesia;
- Possibilidade de assistir [sendo ouvidos] nas reuniões das comissões, no âmbito da assembleia municipal e/ou de freguesias;
- Possibilidade de se reunirem regularmente com os deputados dos respetivos partidos para os sensibilizar para os temas da cidadania global, ou outros do interesse dos jovens;
- Possibilidade de acompanharem de perto o processo legislativo local, através da criação de observatórios que permitam aos jovens conhecer as deliberações em preparação e emitir opiniões e recomendações ao executivo e/ou comissões parlamentares;
- Mobilizar os jovens para uma maior apetência para o ativismo social;
É evidente e claro que os jovens querem uma maior participação cívica, logo devem exigir junto dos respetivos partidos políticos o poder de participar mais ativamente na formulação de prioridades a nível local.
Neste âmbito, e com saudável satisfação que verifico a criação de um projeto para a juventude portimonense. Parabéns ao município pela iniciativa, não aproveitada por toda a oposição.
O Município, através da sua Divisão de Educação, lançou o Projeto “EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO ATIVA”, o que me parece bastante relevante e em muito vai de encontro ás minhas propostas.
E embora a ligação para o projeto não esteja disponível no site do município (situação que já reportei), deixo alguma informação que me parece importante.
O projeto é dirigido ás escolas, podia ter muito mais além mas merece a minha nota positiva.
Tem como objetivos:
- Conhecer os órgãos do Poder Local - a Câmara Municipal - funções e os projetos que desenvolve;
- Convidar os alunos à participação na dinâmica do Município;
- Estimular os alunos na procura pelo conhecimento, o sentido crítico e a consciência de cidadão;
- Sensibilizar e levar os alunos à prática da cidadania ativa e democrática na nossa comunidade;
- Visita à Câmara Municipal que inclui: Informação sobre os Departamentos/ Serviços Municipais da autarquia e funcionamento dos seus órgãos e entrevista à Senhora Presidente.
- Participar em sessões (reunião de câmara/ reunião de assembleia municipal) visando desafiar os jovens do Município a darem o seu contributo para a política local (levantamento das problemáticas municipais, propostas, soluções e recomendações);
- Participação em sessões em datas emblemáticas com especial relevo, como o Dia da Cidade e Comemoração do 25 de Abril, através de apresentação de textos/trabalhos/propostas e contributos, por parte dos jovens, para a melhoria da cidade;
Comentários