Vamos "dar ao chinelo" na sociedade portuguesa

(imagem do site SetentaeQuatro)

Falemos agora dum tema que está na ordem do dia - a  xenofobia, mas também a cidadania e outras fobias.

Se sim, é verdade que e o racismo é um problema sistémico em Portugal. Isso tem sido demonstrado nos últimos anos. É um problema que muitos não querem reconhecer na sociedade portuguesa.

Agora, não concordo com as teorias que é um problema das autoridades, das policias. É uma problema da sociedade portuguesa, não vamos criar estigmas com setores ou grupos de pessoas. Estar a afirmar isso é esquecer o passado e que em todo o lado temos boas e más pessoas.

Eu percebo e entendo que a ideia de ter forças policiais com tendências xenófobas é assustador para qualquer cidadão. Aqui falha muito o Estado e as Instituições que o gerem. 

Não se percebe situações como estas:

- que a morte de Luis Giovani Rodrigues continue sem resposta [notícia do site SetentaeQuatro de 17 de dezembro]

- que militares da GNR se filmem a torturar imigrantes [notícia do DN de 16 de dezembro]

- que ainda haja situações de despedimento do denunciante após acusações de racismo [Daniela ficou sem trabalho numa destas situações, CNN Portugal de 7 de dezembro]

- que no desporto situações de xenofobia sejam tratadas pelos dirigentes como naturais e "coisas simples" [palavras do presidente da Oliveirense sobre uma situação ocorrida entre um jogador da equipa de basquetebol do Sporting e os adeptos da Oliveirense, jornal A Bola de 6 de dezembro]

- que no meio de um grupo de manifestantes, o negro seja aquele que é preso [existem vários relatos recentes]

- que um transexual seja morto só por isso mesmo, ser transexual

- que um pai proíba os seus filhos de frequentarem uma disciplina porque os temas da mesma não são do seu agrado moral [temas como a sexualidade, a xenofobia e a cidadania não podem ficar de fora dos programas]

Os tempos dos meninos de bem, católicos e de boas famílias já lá vai. Agora é tempo para todos, da liberdade e do conhecimento.

E podíamos levar aqui a noite a relatar situações na sociedade portuguesa isso mesmo, na sociedade portuguesa. Não coloquemos rótulos. 

Pensem comigo:

- temos visto nos últimos anos os casos de policia e de tribunal com os políticos, quer isto dizer que todos os políticos são maus e corruptos?

- temos visto nos últimos anos os casos de policia e de tribunal com os gestores bancários, quer isto dizer que todos são maus?

- temos visto nos últimos anos os casos de policia e de tribunal com agentes de autoridade, quer isto dizer que todos os policias, guardas ou agentes são maus?

Podíamos aqui continuar a dar os maus exemplos na sociedade portuguesa. Isto fará de todos os portugueses más pessoas?

Não vamos generalizar, vamos "dar ao chinelo" na sociedade portuguesa e trabalhar desde muito cedo estes temas. E quem tem essa responsabilidade, todos nós e ponto final!

@joaobarbara

Comentários